On the route of the whales

A Estevão Borges é uma iniciativa individual, privada, vocacionada para o estudo, a investigação, a aprendizagem, a consciencialização e a divulgação de conhecimentos sobre o meio marinho e a interface terra/mar. É uma marca portuguesa que representa o conhecimento sobre os oceanos e o cuidado que lhes devemos, uma verdadeira porta aberta da terra para o mar.

As nossas linhas de orientação baseiam-se nos seguintes objetivos:

1. obter conhecimentos sobre os animais marinhos e os ecossistemas onde se inserem;
  2. aproximar crianças e jovens ao meio marinho em todas as suas vertentes;
  3. estabelecer políticas de conservação e uma divulgação fundamentada e actualizada sobre os assuntos de meio marinho;
  4. estimular o espírito criativo sobre a presença e importância do mar nas sociedades humanas;
  5. aumentar a consciência ambiental e ecológica dos cidadãos para a importância das zonas protegidas e para a conservação do mar e do meio ambiente.

Num domínio científico e cultural sobre o mar, juntámos às artes plásticas e às letras, o meio ambiente, a biologia, o mergulho, a história e a conservação dos ecossistemas marinhos. Esta é uma iniciativa diversificada e de carácter multidisciplinar, na qual todas as atividades realizadas estão sempre de alguma forma ligadas ao mar.

Berlengas’ Sea

Visite Berlengas

Scientific networking

The Sea Sciences Association (APCM) is a NGO, funded in 2009, and our mission is to promote the research, dissemination and conservation of the marine environment. It has the collaboration of professionals, students and volunteers from different fields, such as biology, ecology, history, art and engineering, all of them with the will and purpose of contributing to the knowledge and dissemination of the oceans in order to preserve them for future generations.
The Portuguese Centre for Global History (CHAM) is an inter-University research unit of the Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa and of the Universidade dos Açores, funded by the Fundação para a Ciência e a Tecnologia and graded “Excellent” on the last evaluation process of R&D Units (2013-2014).

The School of Histories and Humanities enjoys an international research profile in a remarkable range of disciplines and subject areas, including archaeology, philosophy, Latin and Greek language and literature, classical, medieval and modern history, history of art and architecture and gender and women’s studies.

On the route of the whales